Visita de estudo ao pavilhão do conhecimento
Trabalho realizado por:
Adriana Sousa nº1
Ana Miriam nº3
25/11/2011
Trabalho realizado por:
Adriana Sousa nº1
Ana Miriam nº3
25/11/2011
Introdução: Com este trabalho pretendemos dar a conhecer uma das danças mais antigas e conhecidas internacionalmente. Para a realização deste trabalho inspiramo-nos no Rancho Folclórico de Alcanhões, a vila onde maior parte dos elementos do nosso grupo reside. Este grupo de dança costuma atuar nas festas anuais da nossa vila, bem como em algumas adegas em alturas de comemorações, por exemplo, no S.Martinho e na altura das Janeiras. O Rancho Folclórico de Alcanhões já participou em várias competições a nível nacional, tendo ficado bem classificado em maior parte delas. Esperamos com este trabalho dar a conhecer que o folclore não é apenas uma dança, mas é uma dança que faz história em muitas regiões, neste caso, em Alcanhões.
Caracterização social e económica da vila de Alcanhões:
Área: 11,050 km2
Nº de habitantes: 1 764 (H=840 - M=924)
Distância à sede do Concelho: 10 Km Situada a norte de Santarém, debruçada sobre o Rio Tejo e rodeada de vinhedos e olivais, a freguesia de Alcanhões (antiga paróquia de Santa Martha) dista 10 quilómetros da sede do Concelho.
Ao longo dos séculos, Alcanhões albergou por várias vezes a corte, no Paço Real de Alcanhões, especialmente no reinado de D. Fernando, conforme refere Fernão Lopes na crónica de D. Fernando.
A sede de freguesia foi elevada à categoria de vila em 21 de Março de 1928, devido ao seu desenvolvimento.
A vinicultura (são famosos os vinhos da Adega Cooperativa), a agricultura, (oliveira, milho e uva de mesa) e a pecuária (gado equino e bovino para eventos tauromáquicos) são as atividades tradicionais, a indústria, nomeadamente a carpintaria e metalomecânica, ganham peso crescente na economia local.
Padroeiro: Santa