Amor
01)Segundo o autor José Carlos Libaneo, diante de uma nova sociedade modificada através dos tempos com seus avanços tecnológicos e econômicos, devemos ter também mudanças nas instituições escolares,Porque?
Visto que nesta sociedade capitalista tudo está voltado para a organização de trabalho, num intuito de construir uma melhos classe trabalhista, e assim aumentar a lucratividade, objetivo do sistema capitalista, onde as instituições escolares não podem ficar de fora, já que é ela que forma esses trabalhadores.
02) Qual o papel dessas instituições.
É de, se assim pode-se dizes, disciplinar o indivíduo para ser um bom trabalhador, cumpridor de deveres, normas e horários. Mas as diferenças culturais, geográficas e econômicas, podem intervir diretamente nesta formação, um estudante de classe econômica mais desfavorecida, dificilmente poderá alcançar uma condição superior a de sua realidade, claro que há suas exceções, talvez isso ocorra pelas oportunidades encontradas no percorrer de sua formação, e pelas dificuldades que encontram.
03) Com esse pensamento competitivo e a busca pela liderança de mercado traz consigo, o que acontece com as instituições.
As instituições escolares vêm se enquadrando nessas novas condições mundiais para atender a essa nova era formando indivíduos cada vez mais competitivos. Com a globalização as expectativas são cada vez mais se fazer circular o capital financeiro pelo mundo.
04) O estado passa a ter menos intervenção nesse modelo de economia. Com essa nova economia a competitividade aumenta as desigualdades sociais e econômicas, de forma que todos competem, mas só que se sai melhor consegue ser bem sucedido socialmente e economicamente. Qual o papel dessa nova escola.
É preparar justamente esses alunos, para tornar em trabalhadores competidores em busca de seu lugar no mercado de trabalho. Essas condições podem ser diferentes dependendo da região em que vive, por exemplo, em favelas, onde é