Visita ao Parque Sauípe
Ana Valeska Santos de Souza*
Giselle Alves Santana Gomes**
Mayra de Souza Pereira***
Viviane Montino Reis****
Walter Ramos Pinto Cerqueira1
RESUMO
Esse estudo tem o propósito de expor as observações realizadas, durante visita ao Parque Sauípe, através de explicações e discussões levantadas pela bióloga-guia. Evidenciou as diversidades biológicas contidas no Parque, como uma mata rica em variedade arbórea e plantas medicinais, muitas usadas por pesquisadores e professores que participam de visitas ao local. Expôs para o grupo, os espécimes que compõe o museu de história natural contando algumas curiosidades comportamentais de alguns animais e como ocorreu a escolha para exposição dos mesmos. O trabalho também traz um relato histórico do surgimento do Parque, do que ele era antes e dos povos que ali viviam.
Palavras-chave: Diversidade Biológica, Plantas medicinais, Trilhas educativas, Variedade arbórea, Indígenas.
Introdução
Os parques ecológicos constituem áreas de lazer e aprendizagem para seus visitantes. Ricos em diversidade biológica são atrativos para realização de estudos científicos, passeios escolares, treinamentos empresariais dentre outros eventos. Na Bahia, o Parque Sauípe é incluído nessa classificação.
Segundo site Mundi, o Parque possui 66 hectares de área verde composta por uma vegetação típica de mata Atlântica, bioma em extinção. O parque funciona com um projeto misto de conservação ambiental e turismo ecológico e as ações do parque são voltadas para promoção do desenvolvimento sustentável, educação ambiental e a promoção da cultura, ciência e ecoturismo. Além disso, são oferecidas atividades de entretenimento como circuitos de tirolesa, trilhas, visitação aos museus e diversas outras atividades.
O objetivo da excursão foi avaliar o Parque em sua estrutura física e os conteúdos informados pela guia, tais como a biodiversidade florística e faunística, a dinâmica do ensino de