Visita ao Museu do Louvre
O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli.
O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique.
É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.
O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo em 2011 8,8 milhões de visitantes e em 2012 9,7 milhões.
OBRA 1
Femme Voilée” de Antonio Corradini
Francia. Museo del Louvre: donna velata esculpida por Antonio Corradini, em 1751-52.
Estátua em mármore de 1,78m, com toques refinados e polimento bem acabado.
Sua pele suave brilha por entre as ondulações finas do descanso véu suavemente - que derrama fora narizes e orelhas como pequenas cachoeiras de mármore. Mas os olhos sempre pode ser visto de forma tão clara, fechado contra o véu pressionado contra eles.
Antonio Corradini viveu de 06 de setembro 1668 até 29 de junho de 1752, e trabalhou como escultor rococó em Veneza. Não há muito sabe sobre ele, mas ele é mais famoso por suas mulheres veladas, e não é difícil perceber o porquê.
Corradini desempenhado um papel enorme em solidificar o papel de escultores como "artistas" no início do século 18. Em 1723, ele deve ter sido a primeira pessoa a separar legalmente as profissões de