Visita ao memorial pontes de miranda
Subordinado à Secretaria Geral da Presidência do TRT, o Memorial tem por objetivo divulgar a vida e obra de Pontes de Miranda e o levantamento da História da justiça do Trabalho no Estado de Alagoas. Curadores do memorial: I Biênio- José Antônio Esteves de Miranda, Transição- Nicanor da Rocha Júnior, II Biênio- Aydete Vianna de Lima, III Biênio- Dr. Raul Silva Júnior e IV Biênio- Wanio Lacerda.
O Memorial abre às treze horas para visitas e fecha às dezessete horas, sendo que a pessoa só entra lá até às dezesseis e trinta.
O nome da funcionária que me atendeu é Gisela, uma pessoa muito educada, que soube passar muito bem tudo sobre o Memorial Pontes de Miranda.
Na entrada do Memorial Pontes de Miranda, vemos logo uma Máscara (que foi doada pela sua esposa) Mortuária (em metal) do Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.
Mas na frente uma mesa com duas cadeiras de madeira da década de 40 e na parede em cima delas uma placa da inauguração do antigo "Forvm Quintella Cavalcanti".
Observei que na placa a palavra Fórum estava escrita com " V " e a Gisela disse que estava escrito em latim.
Tem várias vitrines lá.
Uma telas é bem grande, com memórias das Juntas de Conciliação e Julgamento do Estado e acervo relativo à vida e obra de Pontes de Miranda, com documentos, fotos que foram doados pela sua esposa e antigos funcionários.
Também tem muitos painéis, com fotos e textos que relatam a historia da disciplina legal do trabalho.
Num dos painéis, estão expostas as fotos dos oito primeiros Juízes que tomaram assento no TRT. Ao final, um quadro perpetua fatos e fotos do I Congresso Brasileiro do Direito Trabalhista em Alagoas, promovido pelo TRT - 19ª Região.
Em outro painel esta outra ambientação que é composta por dois