Visconde de Mauá
Tarefa: Com base no filme, faça uma reflexão e responda as questões abaixo:
1-Que atitudes de Mauá fizeram com que ele fosse detestado pela elite na época em que viveu? Mauá desejava o progresso do Brasil, não o agradava o plano traçado pelo Império de usar MDO escrava e a estrutura agroexportadora, era contra esses ideais e considerava um atraso econômico e cultural. Criou a primeira fundição de ferro e estaleiro no país, construiu a ferrovia (estrada de ferro Mauá) a qual teve apoio de seus irmãos maçons na política. Fato que aborreceu muito a elite na época que tentava conter os planos industriais e progressistas de Irineu Evangelista.
2-Porque Mauá teve dificuldade em instalar empresas no Brasil? Por que não havia qualquer interesse por parte do governo imperial brasileiro em investir ou facilitar instalações de empresas de Mauá, pois transformara em figura muito importante e influente na economia, sendo contrário a muitas decisões do imperador. Consequentemente, ele próprio teve que investir seu capital para instalar empresas em solo brasileiro. Quando criou o estaleiro de Ponta de Areia e demonstrou grandes resultados, provou que a industrialização do país daria certo.
3-As ideias de Mauá pareciam mais com mentalidades dos portugueses ou dos ingleses? Por quê? Pareciam mais com a mentalidade dos ingleses; em um trecho específico do filme isso é demonstrado. Mauá recebe do Sr. Carruthers dois livros, de Adam Smith e de John Stuart Mill, e diz: “Ganhar dinheiro. É uma ciência que você precisa conhecer se quiser mais que uma formiga.” Aprendendo ideais liberais e utilitaristas, Irineu Evangelista se distância bastante da mentalidade dos portugueses gerando grandes transformações com seu empreendedorismo industrial e liberal.
4-Mauá foi passar um período na Inglaterra, o que essa viagem