Trabalho sobre Visconde de Mauá
Pesquisa sobre Visconde de Mauá.
Irineu Evangelista de Souza foi empresário, banqueiro, político e diplomata, com grande participação na história da Industrialização e política Brasileira e símbolo dos capitalistas empreendedores do Século XIX. Nascido em 28 de Dezembro de 1813 em Arroio Grande, município de Jaguarão, um local parecido com o velho oeste no Rio Grande do Sul.
Aos 5 anos de idade seu pai foi assassinado, e sua mãe em sequencia foi obrigada a se casar novamente; por ordens do novo marido enviou Irineu, que já tinha 11 anos, para viver com seu tio marinheiro no Rio de Janeiro.
Trabalhou como balconista em loja de tecidos para pagar por sua moradia e alimentação, aos 15 anos trabalhou numa firma importadora onde aprendeu inglês, contabilidade e a arte do comércio. Aos 23 anos tudo mudou, como já havia conquistado a confiança de seu chefe, se tornou gerente e depois sócio da sua firma.
Viajou para a Inglaterra na década de 30 onde conheceu o poder alucinante das máquinas, ferrovias que transportavam bens e pessoas com velocidade, viu de perto um sistema bancário sólido que provia crédito e a partir daí se motivou a trazer a industrialização e a modernização para o Brasil. Sozinho tomou frente de um ousado empreendimento de construir estaleiros da Companhia Ponta de Areia.
"Era precisamente o que eu contemplava como uma das necessidades primárias para ver aparecer a indústria propriamente dita no meu país... é a indústria que manipula o ferro, sendo a mãe das outras, que me parece o alicerce".
Em 1846 funda uma pequena fábrica de navios em Niterói que em menos de 1 ano se transformou na maior indústria do país com mais de mil operários. Deste empreendimento, saíram boa parte da frota naval imperial daquela época e hoje é conhecida como a Indústria Naval Brasileira. Dentre todo o período de ascensão, Irineu ficou dividido entre duas atividades: Industrial e Banqueiro.
Foi pioneiro no campo de