Visconde de Mauá
Irineu Evangelista de Souza nasceu em no município de Arroio Grande, distrito de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, no dia 28 de dezembro de 1813. Filho do fazendeiro João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho.
Aos cinco anos de idade, Irineu perdeu o pai, assassinado, sua mãe se casou de novo e o entregou a um tio. Após um período em São Paulo, aos 11 anos viajou para o Rio de Janeiro, empregou-se como balconista de uma loja de tecidos, aos 17 anos, a loja passou a ser propriedade de Ricardo Carruther, com quem aprendeu inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Com 23 anos subiu de posição, tornou-se gerente e pouco tempo depois sócio da companhia.
Em 1837 comprou uma chácara em Santa Teresa e ajudou os revolucionários farroupilhas a fugir das prisões no Rio de Janeiro. Em 1839 foi ao Sul buscar a mãe e a irmã. Com elas veio Maria Joaquina Machado, sua sobrinha. Após realizar uma viagem à Inglaterra, em 1840, trouxe um anel de ouro para sua sobrinha, onde a pediu em casamento. Um ano depois se casou, com sua irmã e sogra, mudaram - se de casa e tiveram 12 filhos.
No ano de 1846, Mauá volta para a Inglaterra para buscar novos recursos e alavancar a industrialização no Brasil, já que havia vendido sua parte na Carruthers, começou o empreendimento de construir estaleiros na Ponta da Areia em Niterói, fundou a indústria naval brasileira (1846), e, em um ano, já tinha a maior indústria do país, empregando mais de mil operários e produzindo navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água. A partir de então, dividiu-se entre as atividades de industrial e banqueiro.
Barão de Mauá foi pioneiro também no campo dos serviços públicos: organiza companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas; em 1852 implanta a primeira ferrovia brasileira, entre Petrópolis e Rio de Janeiro, e uma companhia de gás