Trabalho Urbano II
ALUNO: ALAN RAPHAELLI
Trabalho sobre o texto “Densidade e paisagem”
1 - Quais os efeitos (positivos e/ou negativos) da alta densidade urbana?
Positivos: Maximização das receita, minimização de gasto e infraestrutura urbana menor que atende uma quantidade de economias maior se comparado a áreas de pouca densidade.
Negativos: locais muito adensados muitas vezes viram ambientes com pouca qualificação (transito caótico de carros e pessoas, poucas praças e etc). e que geram uma receita muito maior que locais com pouco adensamento, e pagam pela infraestrutura de locais privilegiados.
Alta densidade urbana = Receita alta → Local pouco qualificado
Baixa Densidade urbana = Receita baixa → Local bem qualificado
2 - Considerando-se um quarteirão tradicional (1ha), qual tipologia de edificações produzirá a maior densidade?
Considerando a qualidade de vida e maior densidade - Deve se pensar em alcançar a densidade de 260eco/há com o edifício em altura e menor área de ocupação do solo ou edifício na periferia do quarteirão deixando o interior sem ocupação, dessa forma não geraria o problema de sombreamento e de espaços residuais.
3 - Qual o impacto das variações tipológicas em um mesmo quarteirão?
Cria um cenário de desorganização no espaço, citado no texto como “salada espacial” isso se dá devido a cada construção ter uma altura, um padrão arquitetônico, uma taxa de ocupação do solo e outras questões que acontecem devido a liberdade de ter várias tipologias em um mesmo quarteirão. O grande problema no quarteirão com várias tipologias são os edifícios de maior altura pois geram grande sombreamento sobre edifícios menores, além de gerarem um grande fluxo de veículos que muitas vezes acarretam em superlotação das áreas de estacionamento e criam áreas de pouco valor para o restante do quarteirão pois normalmente são edifícios voltados para seu interior e pouco interagem com restante.