Visao holistica
Origem- Ian Christian Smuts- Sul Africano- 1926 Publicação em Londres do Livro Holism and Evolution, onde o Autor considera que o Holísmo é o Fator fundamental pela origem e o progresso de conjunto no Universo.
Ö todo não é mera soma das partes, mas delas depende. As partes compõem o todo, mas “É O TODO QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DAS PARTES”.
‘HOLISMO’ vem do Grego Holos, que significa todo. A Teoria defende que o homem é um ser indivisível, que não , pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.
O Holísmo renasceu na década de 60/ 70, com um entendimento sistêmico, tudo converge para uma “sabedoria sistêmica”. Esta visão passa oferecer enormes oportunidades para a criatividade, espírito empreendedor e a iniciativa da humanidade.
A globalização política e econômica, significa na prática a globalização das oportunidades e dos problemas também, é a realidade refletida nestes dois pontos que exige a aplicação da teoria sistêmica no confronto dos fatos. Passando então exigir dos indivíduos uma nova forma de pensar, uma nova visão de mundo.
A visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica, podendo ser aplicada em qualquer área do conhecimento.E, com certeza, a área da administração de empresas.
CARACTERÍSTICAS GERAIS.
Na gestão de negócios, o holísmo vem sendo defendido , de forma paralela à evolução do conceito de globalização econômica. A empresa não é vista mais como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim um corpo só, um sistema aberto em contínua interação.
São três os pontos característicos da administração holística:
OS DOIS LADOS DO MESMO CÉREBRO – Considera os dois lados do cérebro com a mesma importância, semelhante aos dias de hoje com o tema inteligência emocional, ou seja, a abordagem holística não é nem analítica nem sintética.
A NÃO MATÉRIA- Na base da empresa holística estão dois novos