Visão Holística
INTRODUÇÃO
Administração de forma Holística envolve a necessidade de desenvolver conhecimentos cada dia mais abrangentes em virtude das constantes modificações sociais e de mercados. Através deste estudo iremos perceber que o assunto abordado, não é novidade para muitos, mas uma oportunidade de atualização constante de princípios e conceitos que são reunidos a todo instante a fim de facilitar o entendimento de como uma organização deve buscar formas diferentes de organizar seus pensamentos para perceber a realidade de seus negócios e oportunidades, evitando erros de atuação e criando assim possibilidades que irão garantir sua permanência ou fidelização no mercado ainda mais competitivo. Iremos caminhar nos estudos sobre Empreendedorismo, conhecer as importância das estratégias de uma empresa, assim como sua cultura, alem do conhecimento dos métodos utilizados na atual era de controle e monitoramento das atividades, através das medições constante de desempenho que tem com objetivo evitar insatisfação dos clientes, originando assim, a necessidade de um domínio ainda maior nas aplicações de algumas sistemáticas como Qualidade Total e Benchmarking.
1 VISÃO HOLÍSTICA
1.1 Conceito
Holismo vem do grego holos, que significa todo. A teoria defende que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.
1.2 Origem
O estudo sobre o holismo foi publicado em Londres, em 1926, pelo general sul-africano Ian Christian Smuts. Holismo foi o termo forjado pelo autor em Holism and Evolution, para denominar o fator operativo fundamental referente á criação de conjuntos de universo. Segundo o autor, este fator é o princípio responsável pela origem e pelo progresso de conjuntos de universo. Para Smuts, aceitar a evolução do universo implica em abandonar a idéia que matéria,