virus
Em um verão quente no Brasil, uma família de São Paulo saiu para viajar no feriado de carnaval e esqueceu-se de verificar sua casa e tomar as precauções para o evito do mosquito da dengue. Passa-se um tempo e eles chegam de viajem, o pai (João Pedro) após alguns dias começou a se sentir muito mal, ficou com febre alta, dores no corpo, atrás dos olhos, coceira dentre outros sintomas e o impediam de sair da cama... sua mulher lhe disse que poderia ser dengue, mas ele não acreditou e disse que poderia ser uma gripe e que iria passar.
No dia seguinte tudo piorava e os sintomas estavam cada vez mais forte, então sua esposa o levou no Hospital onde tiveram dificuldades com o atendimento mas enfim conseguiram fazer exames foi diagnosticado, ele estava com dengue clássica.
O médico então explica que:
Esta doença nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
O médico orienta João Pedro a tomar muito cuidado pois sua doença poderia evoluir para o próximo estagio, então ele chorou incontrolavelmente mas depois pensa bem e resolve se cuidar pois piorar seria a pior coisa para se acontecer pois ele tinha dois filhos para alimentar e sua mulher não trabalhava.
Chegando em casa ele e sua esposa viram um documentário sobre a dengue que lhe ensinou a tomar as precauções devidas para que o mosquito da dengue não se prolifere.
Então eles decidem “cuidar” de sua casa, limpando os vasinhos, tirando a água dos vasos, pneus e garrafas, tampando a caixa