Tomada de decisão e aprendizagem organizacional
872 palavras
4 páginas
A aprendizagem Organizacional revela um vasto campo de investigação e um terreno pouco compreendido pelas organizações, fato que estimulou a realização de uma pesquisa com o objetivo de analisar as implicações dos fatores facilitadores de aprendizagem organizacional no processo de tomada de decisão gerencial em pequenas empresas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada no paradigma interacionista. Procurou-se conhecer o significado atribuído ao fenômeno pelos doze sujeitos pesquisados de seis empresas industriais de pequeno porte, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática. Segundo a interpretação dos gestores, a partir de sua realidade social, os fatores facilitadores de aprendizagem organizacional não se apresentaram amplamente presentes e desenvolvidos de forma a favorecer e apoiar o processo de tomada de decisão gerencial, que apresentou características operacionais e repetitivas, de caráter centralizador, com baixa divulgação dos resultados e limitada participação dos membros. Assim, conclui-se que a implementação das estratégias requer uma melhoria do processo de tomada de decisão gerencial, corrigindo as deficiências de aprendizagem e criando um ambiente mais favorável à aprendizagem organizacional. Introdução A Aprendizagem organizacional em um contexto empresarial de rápida e profunda transformação torna-se uma questão estratégica e de sobrevivência para qualquer empresa.
Embora se considere que toda organização aprenda, o desafio que se apresenta é entender como se aprende e mais especificamente, transformar a aprendizagem individual em coletiva.
Para algumas empresas a aprendizagem organizacional é uma ação deliberada, consistente com seus planos estratégicos; para outras, no entanto, a aprendizagem ocorre de forma espontânea, podendo gerar hábitos contraproducentes e dificuldade de adaptação às mudanças