Virus e fungos
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Profª: Isabella Campello
Annyellen Rodrigues de Souza
Vírus e Fungos
Trabalho acadêmico com vistas à aprovação em Microbiologia, apresentado à Prof. Isabela Campello. Turma 1 do 2º Período, do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais — Campos Barbacena.
Barbacena/Minas Gerais
Dezembro de 2011 Introdução Este trabalho procura destacar as principais características, os tipos, a reprodução e a estrutura dos seres que pertencem ao grupo de vírus e ao reino Fungi. Os vírus como parasitas obrigatórios do interior celular somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. Já os fungos são um vasto grupo de organismos heterotróficos classificados como um reino pertencente ao Domínio Eukaryota, um grupo no qual se inclui organismos de dimensões consideráveis, como os cogumelos, mas também muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras. Foram já descritas cerca de 70.000 espécies, mas talvez existam até 1,5 milhões de espécies, sendo que a maioria ainda está a ser identificada e descrita pelos micologistas. O estudo dos mesmos, é de suma importância para se conhecer a forma de vida desses indivíduos e consequentemente se obter avanços na cura de patogenias relacionadas aos mesmos, assim como saber sobre os benefícios que eles possam nos oferecer ou simplesmente para reunir informações que possibilitem maior conhecimento dos seres naturais.
1.Vírus
Vírus vem do latim vírus que significa veneno, toxina. O termo é atualmente utilizado para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária. Eles são uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos, ou seja, são agentes infecciosos muito pequenos medindo cerca de 0,2 ηm de diâmetro. Devido à sua pequena proporção os estudos sobre eles só foi possível