Administração
Este estudo se caracterizou como sendo uma pesquisa descritiva, analítica e do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa. Optamos pela estratégia de pesquisa estudo de caso, pois investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos
(6)
. O estudo de caso também possibilita a observação da realidade concreta em funcionamento com acesso a informações privilegiadas e detalhadas.
Entendendo o trabalho realizado no CAPS como coletivo e em movimento, o qual se constitui e se transforma para satisfazer necessidades dos diferentes atores, busc amo s , p o r me i o d o e s t u d o d e c a s o , c o n h e c e r a multiplicidade das ações e situações realizadas ou não para a inserção da família no cuidado em saúde mental.
O universo eleito para a coleta dos dados foi o Centro de Atenção Psicossocial II Fragata (CAPS II Fragata) localizado na cidade de Pelotas - RS. A escolha foi intencional, porque esse serviço apresenta-se estruturado de acordo com as políticas atuais preconizadas pela assistência de saúde mental no Brasil, possibilitando assim, explorar as questões desta pesquisa.
Considerando que, ao longo de sua trajetória, o Serviço Social tem a família como objeto de intervenção e que a mesma está presente em quase a totalidade das ações realizadas pelas assistentes sociais1, me propus a verificar a centralidade da família para Serviço Social. O trabalho foi organizado de forma a apresentar primeiro algumas concepções sobre a família e as transformações pelas quais vem passando, destacando a importância das questões de gênero nas mudanças de valores e comportamentos em seu interior. Em seguida é abordada a relação entre o Estado e a família na formação do sistema de proteção social brasileiro, o porquê da família ter se tornado o foco central das políticas sociais. Por fim, apresentei qual a atenção dada à