VIRUS NO CELULAR
O presente texto consiste no levantamento teórico sobre vírus de computadores, definindo: classificações, como agem, critérios de ativação e propagação, servindo da mesma forma como alicerce e introdução à nova tendência com alvos nos celulares. Esta também ameaça o mercado emergente em termos de segurança para dispositivos móveis (Smartphones e
PDAs). Serão comentados aspectos importantes relacionados aos dois ramos
(computadores de mesa e dispositivos móveis) e tecnologia sem fio Bluetooth, mensagens de texto simples e multimídia (SMS e MMS) para elaboração de um protótipo de segurança.
CELULAR COM VÍRUS ? Desde 2004, quando o primeiro vírus para celular foi descoberto, até o ano de 2010, o número de pragas para celulares cresceu mais de 1.000%, segundo a empresa de segurança F-Secure. O seu aparelho pode ser o próximo a ser contaminado.
Hoje, já são contabilizados mais de 500 tipos de vírus. A maioria deles (80%) são cavalos-de-tróia. Spams e spywares, ao contrário do que se possa imaginar, são minoria (4%). Na mira das pragas, estão os celulares com tecnologia Bluetooth, responsável por 70% das contaminações e as mensagens multimídia (MMS).
Um levantamento recente mostra que existem mais de 160 milhões de aparelhos celulares no Brasil e cada vez mais eles estão se parecendo com computadores portáteis porque suportam qualquer tipo de programa e podem estar realizando qualquer atividade, existem que funcionam também como pendrive e assim poderá estar armazenando todas as coisas no próprio celular ou no cartão de memória.
Então se determinado arquivo estiver infectado passaras para o celular colocando assim o vírus por todo o sistema dele e na hora em que for conectar em outros computadores o vírus vai se propagar novamente, só que algumas pessoas podem ficar totalmente despreocupadas porque os somente os celulares mais avançado como os Smartphone podem ter o vírus de celular esses modelos tem tecnologia para ter alguns