10 mitos e verdades sobre os virus para celulares
Os smartphones certamente parecem ser os alvos da vez no mundo dos vírus. Eles costumam conter muito mais informações pessoais do que nossos computadores, pois são objetos que normalmente não compartilhamos com ninguém e com os quais estamos ligados durante toda extensão do nosso dia. Atualmente, é muito mais provável que nossas senhas de bancos, nossa informação de cartão de crédito e outros dados importantes estejam armazenados em nossos smartphones, tornando-os alvos preferidos daqueles que criam malwares.
Apesar do aumento da presença destas ameaças, ainda existe muita desinformação sobre como elas funcionam e, mais importante, sobre como se proteger delas. Por isso, nós, aqui do TecMundo, decidimos escrever um artigo para esclarecer um pouco os mitos e verdades sobre os vírus para celular.
1. É muito fácil pegar um vírus para o seu celular
Podemos dizer que qualquer aparelho conectado à internet, seja ele o seu computador, o seu celular ou até mesmo estes eletrodomésticos que podem ser controlados via rede, está sujeito à ação de vírus. A diferença entre os sistemas também não é relevante: Android, iOS, Blackberry, Windows e os demais podem igualmente ser alvos de malware extremamente prejudiciais.
Apesar deste problema, não é tão fácil assim pegar um vírus para o seu celular, já que todos os sistemas são relativamente seguros. Definitivamente, seu smartphone só será infectado se você baixar e dar permissões amplas para um aplicativo suspeito, o que não é a situação mais simples do mundo.
2. Quais são as principais formas de ameaça?
A ameaça mais básica para o seu celular são malwares dedicados a roubar informação e se valer da sua identidade para mandar spams, comprar produtos, serviços e outros problemas semelhantes. Normalmente eles se disfarçam na forma de aplicativos úteis, versões gratuitas de softwares pagos com linhas de código alterada. Apesar disso, é muito