Virtualização (Informática)
VIRTUALIZAÇÃO
“Virtualização pode ser definida como uma técnica que comina ou divide recursos computacionais para prover um ou mais ambientes operacionais de execução.”
OS PRINCIPAIS SOFTWARES DE VIRTUALIZAÇÃO
Microsoft Virtual PC
Lançado em 2 de dezembro de 2003, o Virtual PC foi e continua sendo a aposta da Microsoft no ramo de virtualização, como todo software de virtualização, e assim como os demais que serão vistos adiante, ele permite que sejam rodados diversos sistemas operacionais em simultâneo no computador. Este software possui sua versão tanto para sistema operacional cliente quanto para o sistema operacional servidor.
Suporte a execução do MS-DOS e de todas as versões Windows a partir do Windows 95, suporta também OS/2, Linux. Entre outros.
Algumas características:
Configurabilidade
É possível configurá-lo controlando como o produto interage com o computador físico, aloca recursos, e assim por diante.
Fácil instalação.
Conveniência
Usuários alternam entre sistemas operacionais tão facilmente como se alternam entre aplicações O software também permite o salvamento das máquinas virtuais e sua restauração posterior.
O Host Integration
Os usuários podem copiar, colar, arrastar e soltar entre máquina hóspede e máquina anfitriã.
Virtual Box
Inicialmente tratava-se de uma ferramenta paga, mas em janeiro de 2007 sua primeira versão chamada Virtual Box OSE já possuía licença GPL. Atualmente a ferramenta é de propriedade da Oracle.
Algumas características:
Compatível com Linux, Windows e MAC OS X;
Suporte a RDP ( Remote Desktop Protocol);
Controle sobre as portas USBs pela máquina virtual;
A descrição da máquina virtual é em XML;
Compartilhamento de diretórios entre máquinas virtuais.