Virtualização: Uma solução para economia e praticidade
Campus Santo amaro
Curso técnico em informática
Orientado pelo professor Herbert Monteiro
VIRTUALIZAÇÃO
UMA SOLUÇÃO PARA ECONOMIA E PRATICIDADE
Francisco Aires de Oliveira Júnior
Santo Amaro – BA
2013
SUMÁRIO
1 Introdução 4 1.3. ABORDAGEM HISTÓRICA 6 2.1. CONCEITUANDO NA ÁREA DE INFORMÁTICA 7
3. Conclusão 11
Resumo
Esse trabalho abordará o tema virtualização, e de forma mais simples possível fará a apresentação dessa solução rápida e barata para muitas empresas e usuários que necessitam de sistemas de gerenciamento de máquinas, virtuais ou não, mas que dispõem de pouco recurso.
Palavra-chave: virtual, virtualização, real, solução, barato.
1 Introdução
Seja em empresas de TI à casa dos fanáticos por tecnologia, a virtualização está presente em todos os lugares aplicáveis. Desde sua real invenção, tem sido a alternativa mais utilizada por sua possibilidade de mostrar que o simples nem sempre é simplório.
Talvez nenhuma outra tecnologia seja tão popular quanto a virtualização. Em uma definição simplificada, ela consiste em um processo que permite, por meio do compartilhamento de hardware, a criação de inúmeras outras máquinas a partir de um único equipamento. (STRIANESE, Aníbal – Gerente de Servidores Power da IBM Brasil).
Suas vantagens vão desde a abstração de hardwares à emulação de softwares para a migração de Sistemas Operacionais, por exemplo. A seguir serão apresentados tais benefícios e definidos certos conceitos importantes que todo e qualquer profissional de TI deve estar atento.
1.1 REAL VERSUS VIRTUAL
Apesar de ser possível serem visualizadas três maneiras de possível análise do que é o virtual (técnica, filosófica e corrente, que não cabe ser aprofundada), é de suma importância ressaltar que o conceito de que o virtual não quer dizer diferente ou oposto do real LÉVY (1996) aplica-se perfeitamente ao conceito técnico, da