empreendedorismo
Objetivo do Módulo: No decorrer deste módulo, os alunos realizam o projeto de um esboço de Plano de Negócio, a partir da visualização de oportunidades. Este projeto deve ser desenvolvido individualmente ou em subgrupos, mas deve sempre estar vinculado ao que o aluno almeja alcançar por meio de ações empreendedoras.
Síntese de Módulo: Ao final do Módulo os alunos devem ter sistematizado seu Plano de Negócio, construído ao longo do processo.
Competência 1: Reconhecer as características do comportamento empreendedor, identificando oportunidades de negócio, com base no processo criativo e inovador de geração de idéias e na viabilidade mercadológica, econômica e financeira de acordo com as demandas do mercado.
Tempo estimado: 12 horas
O que você entende por Empreendedorismo?
Empreendedorismo é a livre tradução que se faz da palavra “entrepreneurship”, que contém as idéias de iniciativa e inovação.
A palavra “entrepreneur” surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Joseph Shumpeter, economista austríaco, utiliza a palavra pela primeira vez em 1950 e diz que empreendedorismo é a criatividade inerente ao indivíduo fazendo com que ele seja capaz de obter sucesso por meio de inovações.
Peter Drucker, guru da administração moderna, nas décadas de 70 e 80, com o surgimento da economia de empreendimentos englobando o conceito de risco, diz que empreender é transformar idéias inovadoras em ações lucrativas, já que o empreendedor vê nas mudanças as oportunidades de negócios.
Robert Hirsch, autor do livro “Empreendedorismo”, define que empreender é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.