Virtual
O texto “A importância do ato de ler” deixa explícito que a leitura não refere-se somente a escrita, mas ao mundo em que se vive também. Pode-se ler gestos, olhares, situações, entre outros. Antes mesmo de conhecer as letras, já sabemos ler. Ao nascer, lemos o novo mundo em que nos é apresentado.
Leitura é compreensão. Isso vale tanto para a leitura do mundo, quanto para a leitura da escrita. Quando se lê algo que não se encontra sentido/significado, não se está tendo a leitura plena, mas quando se busca a compreensão - dá-se o sentido - dessa leitura, ou a significação dessa palavra, surge a verdadeira leitura.
Segundo Rubem Alves:
"Sem a educação das sensibilidades,
todas as habilidades são tolas e sem sentido"
E..
"Sem a educação das habilidades,
todas as sensibilidades são tolas e sem sentido."
Ou seja, uma educação dá sentido a outra. A união é importante. Assim como em nosso cotidiano precisamos da emoção e da razão, da teoria e da prática, a educação precisa da existência das habilidades e das sensibilidades.
Conhecer os níveis de leitura mencionado por Martins me fez comparar as características de cada nível, com vivências próprias e de pessoas próximas, e realmente, vi sentido em sua menção.
Em relação a leitura da escrita, achei interessante o procedimento de cada etapa da “leitura analítica”, apontada por Severino, e também as dicas de “sublinhar e esquematizar” . Acredito que todos os procedimentos apresentados, colaboram muito para que o leitor compreenda melhor o texto que está sendo lendo.
Por fim, o assunto da “Leitura on line”, que ainda me intriga. Como estudar pela internet com tantos pontos negativos? Pesquisando sobre um único