O que é Virtual
Um movimento geral de virtualização afeta hoje não apenas a informação e a comunicação, mas também o nós que acaba surgindo comunidades virtuais, empresas virtuais, democracia virtual.
Devemos temer uma desrealização geral? É uma espécie de desaparecimento universal será que estamos ameaçados por um apocalipse cultural por causa do espaço e o tempo?
Certamente nunca antes uma mudança foi aceita tão rapidamente como o virtual, que vem se modificando cada dia, ela se apresenta como um movimento mesmo do “devir outro” ou heterogênese do humano, antes de temê-la ou deixar ela de lado devemos conhecer e compreender o que é virtualização.
O autor fala que ao longo do livro ele vai explicar rigorosamente o que é o virtual, tem somente uma pequena afinidade com o falso, ilusão, e o imaginário.
Vários filósofos já trabalharam sobre a virtualização como alguns pensadores franceses Gilles Deleuze, Michel Serres; o que a obra se refere? Uma análise e ilustrar um processo de transformação de um modo de ser num outro. Estuda a virtualização na sua passagem do real para a virtual. O desafio do livro é, portanto triplo: filosófico (o conceito de virtualização), antropológico (a relação entre o processo de hominização e a virtualização) e o sócio político (compreender a mutação contemporânea ara poder atuar nela).
No primeiro capitulo ele irá trabalhar o que é a virtualização definindo os principais conceitos da realidade, possibilidade, atualidade e de virtualização.
Nos capítulos seguintes ele diz a respeito da virtualização do corpo e da economia. Os conceitos obtidos anteriormente são explorados que permite analisar de maneira corente a mutação, ou seja, a mudança, as operações da virtualização, a virtualização da inteligência e o resumo dos conhecimentos adquiridos através da obra.
O que é a Virtualização?
O Atual e o Virtual
Podemos considerar que a oposição fácil e enganosa entre real e virtual, o real seria uma ordem do “tenho”, enquanto o virtual