Viroses
E.E.E.F.M.“PROFª BENVINDA DE ARAÚJO PONTES”
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFª. MARIA HELENA FERREIRA VASCONCELOS
ALUNO (A): )_____________________________________________________________
SÉRIE: 3º ANO TURMA: ______________
ASSUNTO: VIROSES
VIROSES
Condiloma ou verruga genital
Causada pelo vírus do papiloma humano (HPV). O Papilomavírus é altamente transmissível por contato sexual.
Sintomas: lesões em forma de "verrugas" na vulva, na vagina e no pênis. A lesão deve ser retirada com bisturi elétrico ou produtos químicos. Mulheres que tiveram ou têm a doença devem fazer exames ginecológicos periódicos, já que alguns subtipos têm relação com o câncer no colo do útero. Os carcinomas cervicais, anais, vulvares e câncer de pênis tem sido atribuidos a alguns tipos de HPV, principalmente HPV-16, HPV-18 HPV-31 e HPV-45.
O HPV está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero, cujos fatores de risco são:
Exame de Papanicolaou
O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice). Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.
Câncer de Pênis
O câncer que atinge o pênis está muito ligado às condições de higiene íntima do indivíduo, sendo o estreitamento do prepúcio (fimose) um fator predisponente.
Epidemiologia:
O câncer de pênis é um tumor