Virologia resumo
08/08/2005
Introdução ao curso de virologia
Propriedades gerais dos vírus
Os vírus talvez sejam os microorganismos mais comumente encontrados causando doenças infecciosas no homem.
Os vírus são capazes de infectar qualquer ser vivo no planeta.
Com relação ao tamanho, os vírus são medidos na ordem de grandeza de nanômetros. As bactérias são medidas em micrômeros (m)(10 ⁶־m), os vírus são cerca de 1000 vezes menores que as bactérias, sendo medidos na ordem de grandeza de nanômeros (nm) (10 ⁹־m).
Adicionar figura com o tamanho relativo dos vírus
Os vírus são totalmente dependentes do aparato metabólico das células, sendo então parasitas intracelulares obrigatórios, fato que determina uma limitação para o seu estudo.
Os vírus podem se propagar apenas no interior uma célula, apresentando também a limitação de serem vistos apenas em microscopia eletrônica.
Como caracterizar os vírus, diferenciando-os dos demais organismos unicelulares, tais como os fungos, bactérias e protozoários? Embora sejam muito simples, fungos, bactérias e protozoários são células e portanto independentes, ou seja, apresentam organelas e todo aparato metabólico necessário para síntese de energia, macromoléculas e ácido nucleico. A informação genética é sempre armazenada em moléculas de
DNA, e dentro da mesma célula encontramos também RNA.
Os vírus não são células! Os vírus são totalmente dependentes do aparato enzimático celular. Isto porque os vírus não apresentam nenhuma organela relacionada ao metabolismo típico de uma célula, ou seja, nele não encontramos mitocôndrias, complexo de golgi nem qualquer outra organela celular. Por isso eles são totalmente dependentes. Dentro de uma partícula viral vamos encontrar apenas um tipo de ácido nucléico, ou seja, ou DNA ou RNA, o que levou a divisão dos vírus em
1
dois grandes grupos: um grupo de vírus cujo material genético é o DNA e um outro grupo que