Violência
Na sociedade em que vivemos atualmente o reflexo da desestruturação familiar e condição social faz parte da realidade escolar, cabe a mesma solucionar e construir dentro do contexto escolar através de diálogos, negociações, afetividade, entre outros, sendo que família e escola devem estar sempre juntas valorizando sua cultura e seus conhecimentos.
Contudo a escola deverá aproveitar os conhecimentos adquiridos enriquecendo com realizações, através de trabalhos de prevenção a violência, drogas e bullying desde o inicio da escolarização.
O ambiente escolar deve criar e estimular praticas de valores como solidariedade, companheirismo, humildade, tolerância respeitando as diversidades, não esquecendo que vivemos num país onde a ética deve ser respeitada, cumprindo seus direitos e deveres.
DINÂMICA
Aprendi a ler através das cores, associando cores e palavras.
AS CORES
DESENVOLVIMENTO: duas colunas de (alunos) decentes: uma com as cores (papel crepom)
De várias cores ou fitas.
Outra coluna com palavras escritas das cores: um monitor coordenando a dinâmica e chamando a cor o aluno que tiver a cor chamada das cores deverá procurar a palavra escrita da cor.
Cada acerto conta um ponto da turma, terminando a chamada das cores das fitas a turma das palavras encontrará a cor chamada ( vice-versa). A coluna que tiver mais acerto será vencedora. OBESEVAÇÃO: conforme a dificuldade da aprendizagem da turma poderá ter duas chances para acertar.
DA TEORIA PARA A PRÁTICA
A melhor forma de compreender o universo da pessoa com def iciência é pensar nas nossas próprias limitações e, em alguns casos, como forma de vivência, sentir –se na pele, mesmo que hipoteticamente da pessoa com deficiência. Pode-se, em sala de aulas, promover algumas situações que levem á reflexão sobre o tema da exclusão e da inclusão educacional. De forma descontraída, pode-se e, em