Ativos de Rede
Esses equipamentos que compõem a rede são conhecidos como ativos de rede, pois atuam na manipulação dos sinais para que a transmissão dos dados seja realizada com sucesso, e são os responsáveis pela interconexão e transmissão dos dados por meios de redes de comunicação, sejam elas locais (LAN) ou de longa distância (WAN).
Precisamos conhecer bem cada um deles, suas características e funcionamento para sabermos escolher quais ativos devemos utilizar durante a elaboração de um projeto, essa conhecimento é muito importante pois poderá afetar o funcionamento da infraestrutura.
Os principais ativos de rede são os Switches, Roteadores e Ponto de Acesso a Rede sem fio.
Funcionamentos e Características
Repetidor
Os Repetidores são dispositivo usado em circuitos de comunicação que reduz a distorção amplificando ou regenerando um sinal de modo que possa continuar sendo transmitido com a força e formas originais.
Os Repetidores operam na camada física do modelo OSI.
O Repetidor recebe, desmonta e monta os pacotes recebidos, não alterando de forma alguma seus dados, apenas regenera o sinal, portanto, Ruídos, Erros e Corrupções existentes serão montados novamente ao pacote após o fortalecimento do sinal. Algumas vantagens do seu uso são:
•Reduz os Efeitos da Atenuação;
•Evitar Colisões;
•Isolar Segmentos;
•Hubs Ativos.
Então, o repetidor cria um novo sinal, com o mesmo nome e senha do roteador original, e estrategicamente instalado "no meio do caminho" ele levaria o sinal até um outro PC distante.
Hub
Assim, Hubs são dispositivos utilizados para conectar os equipamentos que compõem uma LAN. Com o Hub, as conexões da rede são concentradas (por isto também chamado concentrador) ficando cada equipamento num segmento próprio. O gerenciamento da rede é favorecido e a solução de problemas facilitada, uma vez que o defeito fica isolado no segmento de rede. Cada hub pode receber vários micros, atualmente temos hub’s com 4,8,16 e 32 portas