Violência
A VIOLÊNCIA NO BRASIL, SUAS CAUSAS E
CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE.
ANNA BÁRBARA M. GUERRA DE MIRANDA
OURO PRETO
2 de novembro de 2012
ANNA BÁRBARA M. GUERRA DE MIRANDA
A VIOLÊNCIA NO BRASIL, SUAS CAUSAS E
CONSEQUENCIAS NA SOCIEDADE.
Este artigo tem como fim discutir a questão da violência no Brasil, historicamente e sociologicamente, desvendando suas causas e as consequências para a sociedade.
Professor Ubiratan Vieira
OURO PRETO
2 de novembro de 2012
As sociedades latino-americanas tem experimentado um crescimento preocupante das desigualdades sociais, dos conflitos urbanos e rurais e da luta de direitos. Isso vem do processo da retomada da democracia, que ocorreu durante as duas últimas décadas. E os governos não têm sido capazes de reverter o quadro histórico da discriminação, pobreza e estagnação econômica.
Pelo contrário, o Poder Público oferece enorme resistência às transformações democráticas. No Brasil, assim como na América Latina, os direitos políticos e sociais estão razoavelmente legitimados, apesar das dificuldades de sua implementação. Porém, os direitos civis, que são a base da sustentação dos direitos sociais, passam por uma grande falta de legitimação. A vida, a liberdade, a propriedade parecem estar banalizadas, e a maioria da população tem que lutar pela garantia dos direitos básicos.
A violência, em suas variadas formas, é um fenômeno histórico na construção da sociedade brasileira. Desde a época da escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias, além de um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, muito contribuíram para o aumento da violência na história brasileira.
São diversos fatores que ajudaram a aumentar os níveis de violência, podemos citar a rápida urbanização, que causou um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas, contribuindo para um crescimento desordenado das cidades e criando vários fatores