Violência
Trabalho feito através de vários artigos publicados. Contém palavras ou trechos iguais aos originais.
Se a violência é urbana, pode-se concluir que uma de suas causas é o próprio espaço urbano? Os especialistas na questão afirmam que sim: nas periferias das cidades, sejam grandes, médias ou pequenas, o desemprego, a impunidade, agressão doméstica, repetência escolar, crises familiares, desigualdades e descriminação em geral. Não há causa especifica para a violência, porém a má distribuição de renda é dada como fator principal, pois, resulta na privação da educação e melhores condições de moradia.
Apesar de a má distribuição de renda ser considerada o ‘fator principal’, não podemos colocar a culpa na pobreza, pois se fosse assim, muitas cidades do Nordeste estariam com altos índices de violência, o que não ocorre, já que apresentam menor índice de violência do que aqueles verificados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro. Não podemos avaliar essa pratica de forma superficial, devemos entrar no problema, ver sua base, no caso da violência urbana o crescimento acelerado e desorganizado das cidades, também é um grave fator, pois fez com que muitas pessoas saíssem dos campos e entrassem nas cidades, cidades por sua vez que não tinham suporte. Em consequência dos fatores acima citados, hoje estamos em uma sociedade completamente desigual, o crescimento do trafico de drogas, a intolerância seja dentro ou fora de casa, roubos, faz com que um país livre, como o Brasil, crie cidadãos isolados, com medo.
Especialistas afirmam que a causa da violência deve ser vista com cautela. Desestrutura familiar, por exemplo, não quer dizer, necessariamente, ausência de pai ou de mãe; ou modelo