violência
Trabalho realizado por:
Anita da Silva nº2 11ºI
Índice
Introdução
A Criança
Estádios de desenvolvimento da criança- Piaget
Desenvolvimento Motor e da postura Infantil
Desenvolvimento eficaz nos olhos do médico
A Criança e a Família
A Criança e a Creche
Crianças portadoras de Defeciência
Percentil
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Este trabalho foi-me proposto no âmbito da disciplina de Psicopatologia pela professora Isabel Marçalo, professora do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial.
Ao longo deste trabalho irei abordar vários temas relacionados com a criança, desde as etapas de desenvolvimento infantil com Piaget,as aquisições espectáveis de cada uma dessas etapas, a criança nos seus diversos contextos (família, creches...) , a criança com defeciência e ainda o percentil.
Ao realizar este trabalho irei aprofundar os meus conhecimentos sobre estes temas, que serão sem dúvida bastante úteis no mundo de trabalho, onde terei que conviver com crianças e todas diferentes.
A Criança
A criança é uma “pessoa em formação”, é um ser humano no início de seu desenvolvimento. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pediatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil. Sendo criança está na infância, isto é, período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança, onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.
Estádios de desenvolvimento da criança- Piaget
De acordo com Piaget as etapas do desenvolvimento são divididas por períodos de acordo com as necessidades e interesses da criança nas