Violência
A violência é, portanto, um comportamento deliberado que pode causar danos físicos ou psíquicos ao próximo. É importante ter em conta que, para além da agressão física, a violência pode ser emocional através de ofensas ou ameaças. Como tal, a violência pode causar tanto sequelas físicas como psicológicas.
Através da violência procura-se impor ou obter algo pela força. Existem muitas formas de violência que são castigadas como delitos por lei. Em todo o caso, é importante ter em conta que o conceito de violência varia consoante a cultura e a época.
Há sociedades em que, por exemplo, a mulher é obrigada a casar-se com o homem ao qual lhe foi prometida ou vendida, que é algo que, para o mundo ocidental, constitui uma forma de violência contra o sexo feminino. Por outro lado, existem manifestações violentas que são aprovadas pela lei e pelo Estado. Por exemplo, a pena de morte é legal em numerosos países democráticos, como é o caso dos Estados Unidos da América. Porém, muitas associações civis consideram que todo o assassinato (seja legal ou não) é uma violação dos direitos humanos. Violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e chapadas, agressões com diversos objetos e queimaduras por objetos ou líquidos quentes. Quando a vítima é criança, além da agressão ativa e física, também é considerado violência os fatos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis. Quando as vítimas são homens, normalmente a violência física não é praticada diretamente. Tendo em vista a habitual maior força física. A Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes tão ou mais prejudicial que a