Violência Piscicologica
Alguns tipos de violência psicológica são:
Comportamentos histéricos: Tem por objetivo mobilizar emocionalmente o outro para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância. A intenção da pessoa histérica é mobilizar outros membros da família, tendo como chamariz alguma doença, alguma dor, algum problema de saúde, enfim, algum estado que exija atenção, cuidado, compreensão e tolerância.
Normalmente a pessoa histérica conquista seus objetivos através de um comportamento exagerado, o histérico consegue impedir os demais membros da família a se distraírem, a saírem de casa, e coisas assim. Uma mãe histérica, por exemplo, pode apresentar um quadro de severo mal estar para que a filha não saia, para que o marido não vá pescar, não vá ao futebol com amigos... A histeria quando acomete homens é pior ainda. O homem histérico é a grande vítima e o maior mártir, cujo sacrifício faz com que todos se sintam culpados.
Inferioridade: Esse tipo de violência faz o outro se sentir inferior, dependente, culpado ou omisso e é um dos piores tipos de agressão emocional. A pior atitude com esse objetivo é quando o agressor faz tudo corretamente, mas não com o propósito de ensinar e sim mostrar ao outro o tamanho de sua incompetência. O agressor com esse perfil tem prazer em ver o outro se sentir inferiorizado, diminuído e incompetente. Normalmente é o tipo de