violência nos idosos
Dentologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. Dentologia é um tratado dos devers e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
O termo Deontologia foi criado no ano de 1834, pelo filósofo inglês Jeremy Bentham, para falar sobre o ramo da ética em que o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas, deontologia é também conhecida como "Teoria do Dever".
Immanuel Kant também deu sua contribuição para a Deontologia, uma vez que a dividiu em dois conceitos: razão prática e liberdade. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral; e por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma livre vontade.
A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exerício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.
Para os profissionais, Deontologia são normas estabelecidades não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios. O primeiro Código de Deontologia foi feito na área da medicina, nos Estados Unidos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O QUE É LEGAL E O QUE É MORAL?
Legal é tudo que a lei expressamente permite ou não proíbe. Leis são universais, presumivelmente conhecidas por todos, e por isso exigíveis de cumprimento. O descumprimento permite sanção.
Moral é tudo que a sua consciência expressamente permite ou não proíbe. A moral é individual de cada um, e por isso não são exigíveis, mas são esperadas de todos por todos pois promove paz social. O descumprimento não implica sanção, a não ser que exista correlação com alguma regra legal idêntica.
EXEMPLOS
Exemplo de obrigação moral: impossibilidade de repetição