violencia ao idoso
Este trabalho tem como tema a violência contra os idosos, onde visa demonstrar esta violência em suas diversas forma- estrutural, institucional e familiar-, cita, também, as mudanças ocorridas na sociedade diante do aumento do número de idosos, além, de apresentar a atuação do assistente social junto à sociedade, buscando os direitos dos idosos adquiridos perante a lei. O envelhecimento diz respeito diretamente à própria afirmação dos direitos humanos fundamentais. Pois, o fato de que a velhice significa o próprio direito que cada ser humano tem de viver muito, mas, certamente, viver com dignidade, e, este, deve ter direito á toda uma rede de serviços capaz de assegurar todos os seus direitos básicos, como, por exemplo, saúde, transporte, lazer, ausência de violência tanto no espaço familiar como no espaço público.
A violência contra o idoso é um tema que vem adquirindo importância cada vez maior e despertando o interesse das mais diversas áreas. Envelhecer num país, onde a velhice sem independência e autonomia faz parte de uma face oculta da violência marcada pela negligência e pelo abandono familiar, envelhecer é no mínimo preocupante.
Esta violência representa uma grave violação dos direitos dos idosos como cidadãos, demonstrando assim, o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos.
Do ponto de vista social, o contrário da violência não é a não-violência, é a cidadania e a valorização da vida humana em geral e de cada indivíduo no contexto de seu grupo.
Assim, a finalidade do estudo é despertar o interesse e alertar a sociedade contra os maus tratos e a negligência sofrida pelos idosos e abordar os principais enfoques sobre a violência contra este grupo que é tão vulnerável na sociedade