violência aos idosos
O Brasil está envelhecendo. Existem mais pessoas com 60 anos, ou mais, que crianças. Cerca 17 a 20% da população é composta por idosos. Quais as medidas já foram tomadas para assegurar a proteção para esses idosos
Carolina: nosso complexo normativo já se adaptou ao novo contexto desde 2003, com a promulgação da lei nº 10.741, o Estatuto do idoso. Seguindo a esteira da Delegacia Especializada no Atendimento à mulher e da Delegacia de Proteção à criança e ao Adolescente, exigências da comunidade foi criada em Anápolis a primeira Delegacia Especializada no Atendimento ao idoso de Goiás.
Quais são os crimes de violência, que são mais recorrentes, quais são as causas mais comuns que geram esses crimes
Carolina: Dentre os crimes as situações mais corriqueiras são: agressão física, agressão psicológica, agressão sexual, abuso financeiro e negligência ou abandono. O crime de maus tratos representa 80% da agressão demanda. Os crimes geralmente são cometidos por familiares drogativos, que também necessitam de tratamento.
Qual o órgão público que é responsável em atender e investigar as denuncias
Carolina: A central de atendimento ao idoso e das investigações dos crimes na nova Repartição Policial de Anápolis, no bairro JK Nova capital, a delegacia do idoso conta com viatura própria, dois agentes de polícia, um escrivão, estagiários de direito, pedagogia, e psicologia.
Sendo comprovada a denuncia de maus tratos, para onde esse idoso é encaminhado, e quais os atendimentos ele recebe
Carolina: Como colaboradores contamos não só com o Orgão do Ministério Público, por meio do representante da 5ª promotoria de justiça, Marcelo Henrique dos Santos, como também entre outras, da assistência social do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, 6ª Delegacia de Polícia