Resumo de hematologia
No setor de hematologia os principais exames realizados são:
1.1.HEMOGRAMA
O hemograma é um exame que analisa as variações quantitativas e qualitativas dos elementos figurados do sangue. Servindo para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Nesse exame é utilizada uma amostra de sangue total, colhida em tubo contendo ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA), o paciente deve estar em jejum de oito horas.
• CONTAGEM DE HEMÁCIAS - determina o número de hemácias por mm³ de sangue. Há diminuição em alguns tipos de anemias e aumento quando ocorre produção excessiva (policitemia) ou quando há concentração por perda de líquido, como em diarreias, desidratação ou queimaduras.
• HEMOGLOBINA – é uma proteína presente nas hemácias. É responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos. Algumas doenças podem causar uma diminuição na sua produção ou uma produção defeituosa.
• HEMATÓCRITO - é a porcentagem das hemácias relacionadas ao volume total de sangue circulante. Valores baixos podem indicar uma provável anemia e um valor alto também pode ser um caso de policitemia.
• VCM (Volume Corpuscular Médio) - reflete o tamanho das hemácias. Descrevendo-as como microcíticas (hemácias pequenas), normocíticas (hemacias normais) ou macrocíticas (hemácias grandes). O VCM aumenta nas deficiências de folato e de vitamina B12 e diminui na deficiência de ferro e nas talassemias.
• HCM (Hemoglobina Corpuscular Média) - é a quantidade da hemoglobina dentro das hemácias. Também ajuda a decifrar casos diferentes de anemias.
• CHCM (Concentração de hemoglobina corpuscular média) - é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Descrevendo as hemácias como hipocrômicas (pouco hemoglobina na hemácia), normocrômicas (quantidade de hemoglobina normal).
• RDW - indica a variação de tamanho das hemácias. Em algumas anemias a