Resumos De Hematologia
Lifocitos Geral
HEMATOLOGIA-LEUCÓCITOS-LINFOCITOS
O sangue é singular por ser o único tecido fluido do corpo humano. É constituído por uma porção celular formada pelos glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), glóbulos brancos (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombóticos) que circulam em um liquido extracelular, o plasma.
CÉLULAS SANGUÍNEAS:
As células sanguíneas consistem nos eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Os eritrócitos não possuem núcleo nem organelas e as plaquetas são fragmentos de células chamadas de megacariócitos. A maioria dessas células não se divide, e então são renovadas pela divisão de células da medula óssea de onde são originadas.
LEUCÓCITOS OU GLÓBULOS BRANCOS:
São células circulantes no sangue, a linfa intersticial ou ainda na linfa circulante. São elementos figurados do sangue que estão envolvidos no sistema de defesa do organismo contra doenças e infecções. Por meio de fagocitose eles defendem os tecidos conta invasão de organismos ou sustâncias estranhas. Estão divididas em dois grupos:
Granulocitos :
Basófilos
Eosinófilos
Neutrófilos
Agranulocitos:
Linfócitos
Monócitos
LINFOCITOS:
Os linfócitos são células com núcleo denso e nucléolo (raramente visualizados), e citoplasma pouco abundante contendo poucas organelas, de coloração basófila. Os subtipos de linfócitos T e B não podem ser diferenciados morfologicamente pelo esfregaço de sangue.
Os linfócitos T consistem 75% dos linfócitos do sangue e estão relacionados com a imunidade mediada por células (rejeição de enxertos, organismos intracelulares, células tumorais e reações de hipersensibilidade tardia).
Os linfócitos B atuam na imunidade humoral. Quando estimulados por antígenos se diferenciam em plasmócitos, que são células secretoras de anticorpos específicos. Os linfócitos em estágio de maturação entre os linfócitos B e os plasmócitos são denominados linfócitos atípicos e podem ser vistos no sangue periférico de pacientes com