Justi A Social
A utopia foi divulgada por Thomas More, em seu principal livro chamado "Utopia" , o livro falava sobre algo irreal, deixou muitas interpretações diferentes por parte dos leitores. Thomas falava sobre um sociedade perfeita, aonde a intolerância era punida, as pessoas tinham direito de opinião e opção (eram livres), se baseando na visão do livro de Platão "A República".
Charles Fourier foi um dos mais radicais representantes do socialismo utópico, foi filosofo e economista político, lançando o jornal "O Falanstério". Defendia o cooperativismo, aonde teria uma sociedade vivendo em perfeita harmonia sem inveja e rejeição. Criticava a burguesia pois separava o trabalho do prazer, sendo algo por obrigação.
Robert Owen foi um dos mais importantes socialistas utópicos, mediante a criação de várias comunidades industriais. Em sua visão o meio em que se vive alterava o caráter humano. Melhorando as condições de trabalho para assim ter uma sociedade com pessoas melhores. Transferindo-se para os Estados Unidos afim de por a prova suas idéias, fundando uma comunidade cooperativista, aonde não obteve sucesso assim perdendo maior parte de sua fortuna.
Saint-Simon um dos fundadores do socialismo moderno, ao perceber uma sociedade futura criada por cientistas e industriais. Foi contra a violência revolucionaria assim ficando preso durante quase um ano no " período de terror". Queria que a industria fosse reconfigurada, tendo uma relação entre funcionários e patrões melhor, sendo assim os donos de industrias que causassem impactos sociais por grandes rendas, tendo que arrumar esse "buraco" na sociedade.
Joseph Proudhon principal teórico do movimento anarquista francês. Foi para Paris já formado, após publicando " O que é a propriedade?". Era contra a centralização do governo e industrias, e acreditava em uma mudança da sociedade sem revoluções, ele queria uma sociedade livre. Por causa de suas criticas foi preso e logo depois ao exílio.