Violência no trabalho
Enfermeira Mariela Dal-Ri Coren 340.167
Violência
A violência, o desafio do século, está difundida em todo o tecido social, causando grande impacto na saúde da população. Ela ainda resulta em altos custos econômicos e sociais para o Estado e para as famílias, com anos potenciais de vida perdidos.
Violência
O que favorece a violência é o ambiente no qual não existem regras internas, nem para os comportamentos nem para os métodos; tudo parece permitido.
Quanto mais uma organização é hierarquizada, mais forte é a dependência e mais aumenta o risco de assédio moral.
O que é a Violência no Trabalho?
(...) se manifesta de muitas maneiras, agrupando de agressões físicas a insultos verbais, bullying, mobbing e assédio sexual, discriminações nos campos religioso, racial, de deficiências, sexual ou em qualquer outro caso, e podendo ser infligida por pessoas tanto externas quanto internas ao ambiente de trabalho.
(Di-Martino, Hoel & Cooper, apud Soares, 2006).
Violência no Trabalho
Assediar, isolar, enviar mensagens ofensivas, excluir, gesticular rudemente, ameaçar, sabotar, intimidar, comportar-se hostilmente, lesionar, mal-dizer, danificar, oprimir, gritar, xingar, constranger, espancar, estuprar, assassinar, entre outras são as principais ações de violência.
Tipos de Violência
Agressões no trabalho – são atitudes e comportamentos de desrespeito, desqualificação e insulto no ambiente de trabalho, estabelecidas pelo uso abusivo do poder, da ameaça e da punição. Violência psicológica no trabalho – é a repetição sistemática de comportamentos agressivos de natureza psicossocial, onde há a utilização de práticas que visem humilhar, ridicularizar, desqualificar e isolar.
Tipos de Violência
Assédio moral no trabalho – é uma situação que envolve um conjunto de atitudes e comportamentos praticados dentro das organizações, com o objetivo de causar constrangimentos, ameaças e humilhações