Violência no esporte
A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, consequências de eventos esportivos que tiveram consequências violentas no ano 2000.
Tentaremos mostrar claramente, com a melhor das intenções, os fatos e características de tal assunto, e também através da realização deste trabalho procuraremos tirar o maior proveito para o nosso aprendizado, buscando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa nós possamos engrandecer o nosso conhecimento.
Eventos Esportivos que tiveram consequências violentas em 2000
1° Evento
Data: 3 de junho de 2000.
Local: Suzano (SP), Brasil.
Jogo: São Paulo x Corinthians, pelo Campeonato Paulista.
Vítima: Cláudio Andrade Lemos, 29 anos, torcedor do São Paulo.
O que houve: segundo relatos, Cláudio estava em uma festa comunitária vestindo uma camisa do São Paulo quando foi abordado por um grupo de corintianos - os dois times haviam se enfrentado naquele dia pela semifinal do Paulista, com vitória são-paulina. Houve discussão, Cláudio tentou fugir, mas foi alcançado e espancado até a morte.
2° Evento
Data: 20 de abril de 2000.
Local: Avenida 9 de Julho, São Paulo (SP), Brasil.
Jogos: São Paulo x Comercial (MS), pela Copa do Brasil, e Corinthians x Olímpia, pela Taça Libertadores da América.
Vítima: Vagner José de Lima, 18 anos, torcedor do Corinthians.
O que houve: os dois jogos foram disputados na capital paulista, e os torcedores se encontraram na volta das partidas, já no início da madrugada do dia seguinte, na Avenida 9 de Julho. Houve confronto, e Vagner foi baleado e espancado por um grupo de são-paulinos. Morreu horas depois, no Hospital das Clínicas.
Imagens de Violência no futebol
Conclusão
Não restam dúvidas de que a violência está caracterizada como parte intensa das camadas de toda a sociedade moderna e de que as causas políticas e sociais têm suas parcelas de culpa por