Violência doméstica
Rosely Cruz
Eldaice Duarte
Filipe Domingues
Neste trabalho, vamos abordar o tema da violência doméstica, indicando vários exemplos que acontecem frequentemente na nossa sociedade apesar de não darem muito nas vistas. Vamos também referenciar o filme “Precious” em que a personagem principal é vitima de maus tratos por parte da sua família.
A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas de todas as classes sociais, religiões, e em ambos os sexos, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.
Existem 3 tipos principais de violência doméstica: a física, em que o agressor põe em causa a saúde física da vítima, a psicológica em que o agressor ridiculariza, insulta e chantageia a vítima até esta se sentir humilhada e a sexual em que o agressor abusa sexualmente a vítima provocando danos psicológicos que ficam parra toda a vida.
Por exemplo, existe um filme que retrata bem este problema na sociedade, o seu nome é “Preciosa” e conta a história de uma adolescente de 16 anos que sofre todos os tipos de violência por parte dos seus pais e dos colegas de escola, no fundo ninguém gosta dela pelo simples fato de ser “diferente”. Precious sofre violência física e verbal por parte da mãe que constantemente lhe agride fisicamente e psicologicamente com os objetos mais normais existentes em casa como por exemplo: uma frigideira, televisão, canecas, tudo o que estiver à mão serve. No caso do pai, este abusava-a sexualmente tendo engravido-a 2 vezes. Precious com 16 anos já estava à espera do 2º filho (do seu pai!)
Nestes casos nós achamos que deveriam procurar ajuda, mas Precious não a procurava até que lhe aconselharam a mudar-se para uma instituição que ajuda neste tipo de casos.
Em muitos casos as pessoas que sofrem de violência não procuram a ajuda necessária por vergonha, medo de serem descobertos, e porque o agressor depois do ato de alguma maneira desculpa-se prometendo que não