Violência Doméstica
Introdução……………………………………………………………………………………2
Definição de Violência Doméstica…………………………………………………………3
A caracterização da vítima…………………………………………………………………4 Dados estatísticos de 2011 Principais características da vítima Enquadramento legal da conduta…………………………………………………………..7
Conclusões……………………………………………………………………………………9
Bibliografia……………………………………………………………………………………10
Introdução
A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, de ambos os sexos, de todos os níveis sociais e económicos, em todas as religiões e culturas. Não é, ao contrário do que se pode pensar, um problema das classes mais desfavorecidas. É um problema social silencioso e dissimulado, que causa um grande sofrimento às vítimas e condiciona o crescimento dos menores que se vêem envolvidos em violência doméstica, quer sejam eles próprios vítimas directas das agressões ou seja vítimas indirectas, enquanto espectadores forçados de tão triste cena, espectadores de agressões perpetrados por quem os devia proteger, educar e fazer felizes.
Embora seja exercida na grande maioria sobre mulheres, atinge directa, ou indirectamente crianças, idosos e outras pessoas mais vulneráveis ou com deficiência física. Apesar de algumas abordagens académicas chamarem a atenção para um aparente aumento das vítimas de sexo masculino, verifica-se uma prevalência esmagadora de vítimas do sexo feminino, bem como uma crescente exposição estatística de vítimas de escalões etários mais elevados.
A sociedade não pode ser indiferente a este problema. É necessário o envolvimento de todos os elementos da sociedade para combater a violência que surge em casa. Mesmo surgindo em casa, há sinais exteriores nas vítimas, para os quais os profissionais da acção social devem estar alerta.
É de extrema importância saber como reagir e quais as consequências para a violência Doméstica.
Definição de Violência