VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
1 INTRODUÇÃO 3
2 A Violência Doméstica 4
3 Maria da Penha 5
4 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o tema de violência domestica contra a mulher, sendo este um problema cada vez mais aparente na sociedade, onde as mulheres sofrem algum tipo de violência, na maioria das vezes feita pelo homem, seu parceiro, cônjuge e afins. Por estar acontecendo este problema, cada vez mais as mulheres com determinação prestam queixa em uma delegacia especializada para a mulher, pois sabem que desde o dia 07 de Agosto de 2006 foi criada a Lei nº 11.340, também conhecida como lei Maria da Penha. Na qual esta presta toda a assistência a essas mulheres que são submetidas a tal violência.
2 A Violência Doméstica
A violência doméstica contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, dano moral ou patrimonial, independente de orientação sexual. Dão-se através de relações assimétricas entre homens e mulheres envolvendo por vezes a discriminação e preconceito.
A violência contra mulher pode assumir diversas formas que não uma agressão sociopata de natureza sexual e perversa no sentido psicanalítico do termo, até formas mais sutis como assédio sexual,discriminação, desvalorização do trabalho doméstico de cuidados com a prole e maternidade a baixa escolaridade é apontada por alguns autores como um dos fatores que favorecem a situação de violência, visto que mulheres mais esclarecidas tendem a ter menor grau de tolerância à situação (Adeodatoet al., 2005; Rabello & Caldas Júnior, 2007).
Isso não significa que mulheres de classes mais favorecidas e com mais anos de escolaridade também não enfrentem situações de violência. A diferença é que essas mulheres dispõem de recursos que possibilitam encontrar ajuda em