Violência doméstica contra mulheres
INTRODUÇÃO:
A violência contra a mulher é resultado da dominação e exploração praticada pelo homem ao longo da história, afetando mulheres de todas as idades, raças e classes sociais, pois ela é criada para ser uma moça recatada, obediente ao seu companheiro, se tornando uma pessoa subordinada perante a sociedade.
A mulher sofre a opressão desde criança, enquanto o homem é criado para ser machista, ser superior à mulher. Assim observamos a desigualdade existente entre a mulher e o homem ainda na infância.
Também no mercado de trabalho as diferenças entre homens e mulheres se apresentam. Como exemplo a pesquisadora relata a diferença de salário em um emprego onde ambos executam a mesma função.
Mesmo que hoje estas mulheres lutem contra esta desvalorização, ainda existe muita opressão. Com isso muitos homens acabam tendo sua companheira como sua propriedade, submetendo a mulher ao seu domínio.
Estas mulheres vítimas de violência sofrem a privação por parte do companheiro de ter amigas, de trabalhar fora, de sair só, de escolher o tipo de roupa que deseja usar, de participar de atividades sociais, ou até mesmo acabam sofrendo agressões por recusar ter relações sexuais com seu marido e também em alguns casos por ter um salário melhor que seu companheiro. Esta exclusão de liberdade que o homem tira de sua mulher afeta seu bem- estar físico e mental, causa depressão, auto estima abalada, muitas vezes fica grávida indesejadamente, perde o prazer pela vida. Isto é resultado da dominação do homem pela mulher, que a vê como sua propriedade, sendo esta obediente as decisões tomadas