violencia
Resumo
A violência é um fenômeno presente em inúmeros lugares e em determinados espaços e se origina por meio da crueldade, da opressão e do abuso de poder. A Ciência Geográfica se propõe a compreensão de suas causas e conseqüências. O Mapa da Violência, lançado em 2011, revela um aumento da violência no estado da Bahia e tal realidade é compartilhada pela cidade de Caetité que vem apresentando um acentuado índice de ocorrências policiais.
Palavras- chave: Cidade; Ciência Geográfica e Violência
Introdução
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da CiênciaGeográfica no estudo dos fenômenos que ocasionam a violência urbana. Tal trabalho tem nos mostrado que a partir do momento em que a Geografia se tornou uma Ciência o seu campo de estudo se expandiu largamente no qual vem trabalhando não só com os aspectos físicos mais, também, com as questões sociais. O fenômeno da violência urbana tem tido um crescimento alarmante no estado da Bahia. Nos últimos anos, segundo os dados do Instituto Sangari, o Mapa de Violência coloca o estado da Bahiano oitavo lugar em nível de violência nacional e essa, infelizmente, tem sido uma realidade constante no cotidiano da população da cidade de Caetité, já que, atualmente, uma onda de crimes vem assolando o município através das praticas de roubos, furtos, lesão corporal, tráfico de drogas e até homicídios. O papel da Ciência Geográfica nesse contexto é analisar as áreas com o maior índice de ocorrências policiais e através de pesquisas, da coleta de dados e de suas analises tentar compreender as causas e consequências da violência na cidade de Caetité.
Este artigo foi solicitado e supervisionado pelo professor orientador Marcelo Torreão Sá, e é puramente para uma avaliação acadêmica.
O trabalho desenvolvido tem por objetivo informar sobre a importância da Ciência Geográfica na compreensão da violência urbana mais