Violencia Infantil
Violência Infantil
Apresentação:
Em decorrência desta pesquisa e análise das situações ocorridas, gostaríamos que todo cidadão aprendesse com esta cartilha, onde prevalecerá o direito legal da vida e respeito para com nossas crianças e adolescentes, por serem os mais atingidos em nossa sociedade.
Crianças dever sem tratadas como crianças, em qualquer lugar, independente de cor, sexo, idade, credo ou posição social, e existem direitos legais que as protegem. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por exemplo, as asseguram disso.
Muitos destes preconceitos atribuem-se ao poder persuasivo da imprensa, que conduz a mentalidade da população através de notícias, induzindo à generalização do conceito de bandidagem e criminalidade.
Sumário
1. Conceitos Básicos
1.1 Quais são os tipos de violência infantil?
1.2 A violência é mostrada como deve ser?
2. Combate à violência
2.1 Qual é o objetivo desta cartilha?
2.2 O que fazer e como fazer para combater este tipo de violência
3. Entidades que trabalham com direitos da criança e do adolescente
4. Legislação e direito
5. Bibliografia
1. Conceitos Básicos
1.1 Quais são os tipos de violência infantil? Pesquisa feita pela Unicef mostra que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos, onde cerca de 70% das denúncias de agressão física contra crianças foram praticadas pela própria mãe. Segundo dados apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (SIPANI) em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. São diversos os tipos de agressão infantil, os mais comuns são a violência física, a