violencia infantil
"Alguns traumas da violência doméstica podem fazer com que a criança se culpe por estar sofrendo desse jeito, às vezes, ela pode até se agredir por achar que é a causa destes problemas. Outra conseqüência é a agressão como uma forma de defesa, pois como ela não consegue se defender dos maus-tratos e acaba descontado em outras pessoas, principalmente nos coleguinhas", aponta.
A melhor forma dela se recuperar é recebendo muito carinho e atenção, pois ainda há o fato da pequena ser rejeitada pela mãe biológica. "Ela precisa reinterpretar esse mundo e saber a diferença de fato do bem e do mal, isso é possível através dos contos de fada, por exemplo, que delimitam o que é cada um, afinal, não há herói que é meio bonzinho, não é?".
Regina explica que 50% da formação da personalidade depende do meio em que a criança vive. "Se mesmo as características ruins não fizerem parte da genética dela, um ambiente agressivo é algo determinante para que ela se torne um adulto mais violento", diz. Para que ela não viva também isolada e cresça de