violencia domestica
Keila Rodrigues
Marta Izabela
Mirna de Paula
Priscila Nogueira
Ronia
Diversidade, direitos humanos e o serviço social: perspectiva histórica e teórico-metodológica. Violência doméstica contra a mulher
Belo Horizonte
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UMA
Keila Rodrigues
Marta Izabela
Mirna de Paula
Priscila Nogueira
Ronia
Violência doméstica contra a mulher
Trabalho Interdisciplinar Dirigido apresentado como requisito de avaliação do curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA para aprovação no Módulo B Ciclo 1.
Orientador: Profª. Célio Augusto Raydan Rocha
Belo Horizonte
2014
Resumo
O trabalho tem como objetivo, analisar todo o processo histórico da conquista dos direitos das mulheres e a efetivação dos mesmos, através de leis e punições geradas com base nos direitos humanos, o principal motivo da criação das leis e medidas protetivas é sempre salientar o “papel” da mulher na sociedade e para que todas às vezes haja respeito em relação ao seu corpo e sua integridade. Uma das leis citadas no trabalho e a lei Maria da Penha que foi criada com muito esforço depois de uma tentativa de assassinato com sua mulher a Maria da Penha, essa nobre mulher teve que ir até a comitiva de direitos humanos internacional nos Estados Unidos para pedir ajuda em seu processo. Ao longo do trabalho explicaremos em quais partes se tem os avanços e retrocessos nesse âmbito através de pesquisas bibliográficas, artigos e revistas, o trabalho contribui para todos aqueles que leem o trabalho uma vasta ampliação nos conhecimentos e cria-se também uma consciência para o assunto violência contra a mulher, mais uma consequência das desigualdades sociais e da questão social.
Palavras- chave: Mulher, violência, violação, leis e Maria da Penha.
(Imagem)
“Pelo fim da violência contra as mulheres, pela igualdade de direitos e de