Dicionario historico
Disciplina: História
Professor(a):
Turma:
Dicionário Histórico
2014
Dicionário histórico:
Ideologia: é um termo que possui diferentes significados. No senso comum significa um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas, as vezes orienta para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Oligarquia: é o “governo dos poucos” e que nomeia um sistema político no qual o poder está concentrado em um pequeno grupo pertencente a uma mesma família ou seja um mesmo partido político ou grupo econômico.
Latifúndio: atualmente serve para se referir à uma propriedade rural de grande extensão, constituída em sua maioria de terras não cultivadas ou exploradas com técnicas de baixa produtividade. Antigamente,” latifúndio” era uma grande propriedade agraria de um aristocrata, cuja a produção estava baseada no trabalho escravo.
Poder Moderador: é um dos quatros poderes previstos pela Constituição Brasileira de 1824, onde a expressão do imperador tinha preponderância sobre os outros três poderes comumente estabelecido, legislativo, executivo e judiciário.
Partido Liberal: foi um partido brasileiro do Período Imperial, sua ideologia era a defesa dos interesses dos senhores rurais e das camadas medias urbanas sem compromissos diretos com a escravidão.
Partido Conservador: Foi evolução direta do Partido Restaurador, reunindo os antigos caramurus com a ala dissidente dos liberais moderados.
Absolutismo: é onde o rei exerce o poder de forma indiscriminada, com mínima interferência de outros setores da sociedade, e a classe burguesa apoiadora do monarca ou seja é um sistema político que defende uma estrutura de poder centralizado.
Política de Esquerda: é um grupo de oposição
Política de Direita: é um grupo conservador
Capitalismo: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.
República: é uma estrutura política de Estado ou