violencia domestica
SÃO PAULO
2013
Universidade Camilo Castelo Branco
Curso de Enfermagem
Violência doméstica contra mulheres no Brasil
Trabalho referente a disciplina de Projetos Integrados do 5°período do Curso de Enfermagem da Universidade Camilo Castelo Branco Orientado professor Donato Realizado pelo(s) aluno(s) Erica da Costa
Luciene Ferreira
Vanessa dos S O Schiavinato
SÃO PAULO
2013
Introdução
O cuidado de enfermagem ás vítimas de violência doméstica deve ser planejado para promover segurança ,acolhimento ,respeito das vítimas e prevenção de agravos futuros e satisfação das suas necessidades individuais, refletir sobre o seu planejamento ,pautado nos instrumentos básicos de enfermagem, nas políticas públicas de saúde e na legislação vigente é fundamental para proteção para coagir ou submeter outra pessoa ao domínio das vítimas e prevenção de agravos futuros.
Como fenômeno atingi todas as classes sociais, etnias ,religiões e culturas ,a violência ocorre em população de diferentes níveis de desenvolvimento social e econômico.
Violência e definida pela organização Mundial de Saúde – OMS como o uso da força física do poder real da ameaça ,praticado contra a si ou contra outra pessoa, ou ainda contra um grupo ou comunidade que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão ,morte ,dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação, é compreendida também como uma violação dos direitos do ser humano uma vez que é meio aplicado para coagir ou submeter outra pessoa ao domínio sem seu consentimento.
Dentre as diversificadas formas de violência contra mulher, neste estudo abordaremos os cuidados a vitima de violência domestica.
Sabe – se já que mulheres que vivem violência doméstica tem mais queixas, distúrbios e patologias, físicos e mentais com maior frequência. O serviço de saúde tem grande valia no trato da violência domestica, pois são