violencia contra mulher motivos e leis
GEISA MARQUES
HAVANNA SÁ BARRETO
JULIANA OLIVEIRA
JULIANA GOMES
SULA LAIANE
Salvador
2013
2
GEISA MARQUES
HAVANNA SÁ BARRETO
JULIANA OLIVEIRA
JULIANA GOMES
SULA LAIANE
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: MOTIVOS E A PROTEÇÃO DA LEI
Artigo apresentado a Prof. Silvana Maria Grisi
Sarno, da disciplina Psicologia e Relações
Interpessoais, turma 01, turno matutino, do curso de Publicidade e Propaganda da
Universidade Católica do Salvador.
Universidade Católica do Salvador
Salvador- Maio 2013
3
RESUMO
A violência contra a mulher é um fenômeno histórico,o qual partiu desde o princípio, quando a mulher era ratrada como objeto. O ato da violência parte a partir de qualquer mudança no comportamento na própria residência, ou na presença de desconhecidos. O carinho, a atenção, são formas de demonstrar o quanto ele é importante e interessante, de maneira que, na oportunidade de ficar a sós, a agressão mental é o ponto de partida, sendo que assim, ao chegar a agressão física, a vítima se sente destruída e chega a imaginar que não é nada.
A violência contra mulher, vem sendo ainda maior por companheiros de sua convivência/ intimidade, do que por estranhos. Desde a infância, as mulheres são tratadas como ser humanos frágeis. Uma mulher solteira, é considerada sozinha, infeliz, antes ter um companheiro “defeituoso”, do que viver só, assim pensam.
O silêncio dessas vítimas, ocorre de maneira surpreendente, porque a atitude de denunciar, ou mesmo somente fazer um comentário, pressupõe desonestidade para com o parceiro, vulgaridade, pelo fato de se expor, e ainda mais fragilidade. Toda mulher merece proteção, a iniciativa á respeito dessa violência vem sendo cada vez mais aprimorada, mas ainda assim, é necessário conhecimento por parte desse público, atitude por parte das vítimas, e sobretudo não ter medo do futuro.
Palavras-chave: Violência, Mulher, Vitima.
ABSTRACT
Violence